Destacar a presença e as ações de jovens mantenenses pelo mundo tem sido um dos objetivos do portalmantena desde o início de sua missão em divulgar a terrinha e seus filhos.
E com muito orgulho apresentamos mais um destes jovens filhos de Mantena que seguem mostrando que mesmo as novas gerações percorrem o mesmo caminho de trabalho e dedicação dos antecessores, elevando a importância de nossa sociedade em estar sempre gerando novos talentos e pessoas capacitadas, exportando conhecimento e realizações.
O destaque na ocasião é o futuro médico mantenense Ramon Gustavo Bernardino (filho de Nilson Bernardino e Geane Campos), que está cursando 7º período de Medicina na UFMG, que teve um artigo científico, juntamente com pesquisadores da universidade americana de HARVARD e dois egressos da faculdade, na REVISTA THE LANCET, uma das principais publicações científicas do mundo.
O tema do artigo foi sobre “ASSOCIAÇÃO ENTRE POLÍTICA GOVERNAMENTAL E ATRASOS NO ATENDIMENTO CIRÚRGICO EMERGENCIAL E ELETIVO DURANTE A PANDEMIA COVIDD-19 NO BRASIL”.
O artigo apresentou entre outros dados que foram mais de 1 milhão de cirurgias acumuladas no país em 2020. No caso do estado de Minas Gerais, estima-se que aproximadamente 113 mil cirurgias não ocorreram no ano de 2020, das quais 13 mil seriam de emergência e 100 mil eletivas.
Os representantes da UFMG são os egressos Isabella Faria e Fábio Botelho e o aluno do 7º período, Ramon Bernardino, todos do curso de Medicina.
O trabalho é resultado do Programa em Cirurgia Global e Mudança Social (PGSSC), um esforço colaborativo entre os hospitais de ensino da Universidade de Harvard, o Departamento de Saúde Global e Medicina Social da Harvard Medical School, o Hospital Infantil de Boston (BCH) e o Partners In Health (PIH).
O trabalho contou com um grupo colaborador do Brasil, com vários profissionais de saúde e estudantes de diversos estados.
A pesquisa foi publicada na edição regional da revista The Lancet. (com informações site faculdade de medicina)