Após denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental fez a apreensão de pássaros da fauna silvestre, no último domingo dia 31 de Janeiro, na cidade de Conselheiro Pena.
Os militares forma à casa do autor, de 76 anos e localizaram 03 Canários da Terra, 03 Coleiros e 02 Trinca Ferros, sem anilhas ou qualquer sinal de identificação.
As aves eram mantidas em cativeiro sem autorização ambiental do órgão competente em gaiolas de madeira nos fundos da casa.
A equipe também esteve em outro endereço, onde o autor de 59n anos, também possuía pássaros em cativeiro entre eles um Canário da Terra sem anilha ou qualquer sinal de identificação, em 01 (uma) gaiola de madeira na varanda da casa, sem autorização ambiental do órgão competente.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, a denúncia relatava que os autores capturavam e transportavam as aves para São Paulo, o que não foi confirmado, mas foi configurado crime ambiental tipificado no artigo 29 § 1º III (tem em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente).
Os autores se comprometeram em comparecer ao Juizado Especial Criminal de Conselheiro Pena, e assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO.
Foram confeccionados autos de infração para os autores. As aves foram soltas na rural do município de Conselheiro Pena, após serem periciadas pela médica veterinária, e no mesmo local foram destruídas as gaiolas. (fonte/foto:noticiasnoleste).