A onda de calor que atinge Mantena nos últimos dias, registrou o dia mais quente do ano de 2020 nesta quarta-feira dia 07 de Outubro, com os relógios termômetros registrando 42 graus.
O mês de Outubro já começou quente e com a umidade relativa do ar oscilando abaixo dos 30% no período da tarde.
Uma condição térmica que afeta diretamente à saúde humana.
Nesta quarta-feira a umidade do ar chegou aos 27%, no entanto, ainda no mês de Setembro (dia 28) chegou à casa dos 18%, dando sinais de que os dias seguintes seriam de muito sol e calor.
Como estes relógios termômetros estão instalados nas praças, consequentemente sofrendo a interferência das construções de concreto e do asfalto, a sensação térmica é ainda maior para o corpo humano.
A situação de desconforto foi ainda maior em função da cortina de fumaça que atingiu Mantena, em função das queimadas.
Como em Mantena existe uma Estação Meteorológica Automática, instalada na ETA/SAAE, e que mede entre os 7 parâmetros a temperatura, fizemos a aferição junto a este equipamento para então ter uma noção real do calor na tarde desta quarta-feira sufocante, e o registro feito pelo equipamento foi de 38,9 graus, ou seja, a maior temperatura registrada no ano em Mantena.
O resultado de tanto calor, foi o mantenense evitando se expor ao sol, mesmo assim o movimento na cidade foi intenso, e cada um se protegeu à sua maneira.