A prefeitura de Barra de São Francisco, em parceria com o Instituto Terra, está realizando no córrego do Itá, o Projeto Barraginhas.
O técnico em agropecuária, Mateus Pastore revela os objetivos deste projeto, e um dos principais é fortalecer o lençol freático e as áreas de várzea da região.
O projeto visa ainda fortalecer esta bacia hidrográfica uma vez que ela é uma afluente do rio Cricaré.
Segundo o técnico, esta tecnologia se baseia na construção de uma área aberta em forma de círculo, com um formato de bacia, onde é feita a captação tanto da água da chuva, como da água que escorre do terreno, propiciando que essa água fique acumulada no solo, abastecendo o lençol freático.
Este local de armazenamento ainda possui uma parte mais baixa, uma área de saída para a água, quando o armazenamento estiver completo, evitando assim o rompimento das bordas.
Os produtores rurais da localidade estão satisfeitos com a realização deste projeto, pois a água acumulada irá fortalecer a produção agrícola nas propriedades pois beneficiará a produção de água nas nascentes bem como o próprio solo, evitando até mesmo as erosões provocadas pelas enxurradas.
O técnico Mateus revelou ainda as medidas deste modelo de barragem que tem em seu raio de circunferência aproximadamente 14 metros e uma profundidade de 1,70 metros.
Segundo ele, o cálculo feito pelo instituto e pela prefeitura é que em média cada barraginha acumule de 400 a 600 mil litros de água. (fonte/fotoreprodução:PMBSF).