Em nova Notificação Recomendatória, o Ministério Público notificou o Município de São Mateus a adotar medidas para proibir a permanência de banhistas nas praias de Guriri, orientando ainda a mobilização da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Posturas, além da Polícia Militar, “para fins de realizar qualquer ato para cumprimento da determinação, inclusive providenciando o isolamento de locais, o acesso das ruas ou a dispersão dos frequentadores, com o acionamento da força policial sempre que as condutas configurarem crimes de desobediência ou contra a saúde pública”.
O Executivo, que tem tomado diversas medidas para conter o avanço do Coronavírus em São Mateus, confirmou que, assim como ocorreu em Notificações anteriores do MP, irá atender, expedindo novo Decreto com as novas regras para o feriado. Inclusive já mobilizou equipes para instalação, nesta quarta-feira (dia 10), de barreira sanitária na entrada da Ilha de Guriri e tem reforçado a fiscalização no comércio.
As equipes da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária e da Fiscalização da Prefeitura de São Mateus estiveram de plantão no último final de semana fiscalizando bares e comércio em geral e fizeram 28 notificações, 5 autos de infração e 1 interdição.
O MP determina medidas de suspensão do funcionamento do comércio e do consumo presencial nos estabelecimentos autorizados a funcionar (conforme Portaria 015/2020, da Secretaria Municipal de Saúde) para todo o período de feriado, “de modo que os estabelecimentos não forneçam na modalidade de entrega para consumo em espaços públicos, como as praias”. (fonte/foto:Pref.sãomateus).