O secretário municipal de saúde do município de Mantena, Sr. Ocimar Rufino, concedeu uma entrevista na manhã desta sexta-feira (17), ao radialista John Martins, onde entre outros assuntos relacionados à pandemia do novo Corona vírus, trouxe informações importantes e positivas para a comunidade mantenense.
De acordo como secretário, a cidade de Mantena está preparando o processo de compra para aquisição de 50 mil máscaras, que serão distribuídas para cada habitante da cidade e entorno. Os agentes comunitários estarão distribuindo estas máscaras, e juntamente informando como utiliza-las corretamente.
Ele também revelou, que há um tempo atrás, o estado não havia desenhado um cenário de como ficariam as internações hospitalares, no entanto o município de Mantena correu atrás e conseguiu habilitar os dois hospitais (São Vicente e Evangélico), e eles foram elegíveis para habilitação de 67 leitos SUS, de Cuidados Prolongados para o tratamento de Covid 19 (Novo corona vírus).
A boa notícia ainda é a possibilidade da abertura de 10 novos leitos, aumentando ainda mais a capacidade de internação.
Com relação a respiradores, o secretário informou que Mantena está em processo de compra destes equipamentos.
Desta forma, de acordo com o secretário, as condições atualmente na cidade são melhores para o enfrentamento da doença, “Pode ser que a gente consiga absorver melhor a nossa demanda, porque nós conseguimos organizar e graças, ao cenário estadual que nos permitiu isso, as portarias, as resoluções…estamos com 4 PSF’s com horário estendido de 7 às 20 horas ( Nicoline, Vila Nova, Bela Vista e Santo Antônio ) para diminuir o número de pacientes no Pronto atendimento, diminuindo o risco de contágio e aglomeração.
A medida que o vírus vai se manifestando é que vai se tendo a necessidade de colocar recurso e aporte financeiro.
Aqui graça a Deus tivemos a graça de ser contemplado com os dois hospitais na portaria, ser elegíveis, mas muitos municípios não conseguiram.
É muito importante a gente ter este cenário pra que a gente dê um pouco de segurança para nossa população, pode ser que a gente consiga atravessar bem, pode ser que a gente não consiga”, concluiu.
O secretário encerrou suas palavras pedindo que a população mantenense continue contribuindo com o isolamento social, pois sem a circulação e aglomeração de pessoas, a cidade pode evitar o que está acontecendo em outros lugares onde os casos suspeitos e positivos da doença vem aumentando.