Fonte/fotos:prefeitura municipal
Um anseio da classe empresarial e geradora de empregos em Mantena foi atendido no início da tarde desta quinta-feira dia 16 de abril, com a edição de um novo Decreto, o de número 056/2020, assinado pelo prefeito municipal Sr. João Rufino, que autoriza a reabertura do comércio, no entanto com toda segurança possível para funcionários e consumidores, no que ser refere à prevenção contra a circulação do novo Corona vírus (covid 19).
Este novo decreto flexibiliza a reabertura do comércio em geral, uma vez que boa parte das lojas permaneceram fechadas desde o último dia 23 de março, quando começou a ser cumprido o período de quarentena (isolamento social) em Mantena.
Através deste Decreto assinado, o Prefeito buscou atender a necessidade do comércio, de forma a evitar o colapso na economia local, assim como uma possível onda de desemprego.
No entanto, a flexibilidade na reabertura do comércio, trás também uma série de diretrizes e normas a serem seguidas por empresários e comerciantes, a fim de o comércio funcione com toda segurança sanitária.
De acordo com o Prefeito, até o presente momento foram muitas pressões sofridas por pessoas que precisam abrir seus comércios e ganhar seu sustento, e também de pessoas que temem ser infectados pela covid19.
Uma publicação nesta quarta-feira, Ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram no sentido de que os prefeitos têm autonomia para definir normas de flexibilização e funcionamento de serviços no âmbito do município.
Desta forma, o executivo municipal, respeitando as autoridades, ouvindo e buscando soluções para os dias atuais, tomou a decisão de emitir este novo decreto, que segue abaixo: