Uma preocupação após as chuvas intensas: a proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
O Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador destacou que está sendo feito “o dever de casa” e as ações de combate ao mosquito estão sendo intensificadas.
Com este objetivo, a Vigilância Ambiental em Saúde está reformulando o cronograma de mutirões.
Um mutirão foi realizado no dia 15 de Janeiro nos bairros Bela Vista e Cacique, antes do período de chuvas intensas. Henrique detalhou que as equipes de agentes de combate a endemias visitaram as casas, vasculharam os ambientes domésticos, observaram possíveis criadouros como pratinhos, vasilhas, garrafas, tampinhas e outros objetos que possam armazenar água, além de coletarem amostras de larvas.
O trabalho envolveu ainda equipes da Secretaria de Obras e da empresa de limpeza urbana, eliminando possíveis criadouros do mosquito.
O mesmo tipo de mutirão seria realizado no dia 22, nos Bairros Vila Verde e Alvorada. “Mas foi abortado devido o volume de chuva”, salienta Henrique. Ele adianta que os mutirões serão retomados assim que o tempo se estabilizar em novo cronograma que está sendo elaborado.
“Já mapeamos as áreas, identificamos lotes baldios, fizemos reuniões com a empresa de limpeza pública e secretarias de Meio Ambiente e Obras”, sustentou.
Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Leones frisou que os agentes seguem no combate ao mosquito diariamente. (fonte/foto:prefeiturasãomateus).