Na tarde deste domingo (22) militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram indícios de maus tratos a diversos galos na localidade de Córrego Santana, zona rural do município de Colatina. A ação foi desencadeada após recebimento de uma denúncia anônima informando a localização de uma rinha de galos.
No local, militares encontraram 46 galos “Índios” com esporas cortadas e penas arrancadas. Alguns dos animais estavam sem acesso à água e alimentação, outras 33 aves estavam acondicionadas em um cômodo com privação de luz e pouca ventilação.
Também foram encontrados três tambores utilizados comumente por praticantes de rinha de galos como ringue, onde os animais brigam, em muitos casos até a morte, além de balança digital, biqueiras e diversos objetos destinados a preparação dos animais para briga.
Os galos e todo material recolhido foram encaminhados ao departamento policial de Colatina juntamente com o proprietário, tendo em vista os crimes descritos no Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 combinado com os Artigos 1º e 4º da Lei Estadual 10.967/2019. (fonte/foto:PM).