Na última sexta- feira (23), militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental /BPMA, deslocaram para a cidade de Baixo Guandu para recolhimento de uma onça parda.
Após ter ciência do fato, o comando do BPMA juntamente com o IBAMA, acionou o NOTAER para providenciar o transporte do veterinário e material adequado.
Na chegada, a equipe auxiliou o isolamento do perímetro em conjunto com os militares de área (policiamento ostensivo) e força tática da 2ª cia/8º BPM para garantir a segurança dos moradores e transeuntes e menor estresse do animal. Parte da equipe permaneceu no interior da residência, para manter a segurança dos moradores.
Esteve presente o Subtenente Moura da 2ª CIA/8º BPM, o Capitão Rodrigo e dois agentes do IBAMA. Com a chegada do Subtenente Reis (BPMA) e o veterinário DR. João Rossi, responsável pela sedação do felino (realizada por meio de dardo tranquilizante), iniciaram-se os trabalhos para a remoção do mesmo.
Após a sedação, foram realizados exames clínicos. Após constatação do estado de saúde do animal (em boas condições), foi realizado o transporte para reserva biológica de Sooretama (ICMBIO) através da aeronave harpia 07.
O transporte foi realizado pelo NOTAER, com supervisão do DR. João Rossi e após avaliação médica será reintegrado ao seu habitat natural. (fonte/foto:PM).