Todas as crianças da cidade de Ecoporanga com idade de 6 a 11 meses devem receber uma dose da vacina contra o sarampo, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Chamada de Dose Zero, a vacina começa a ser aplicada a partir da próxima segunda-feira, 26 de agosto, na sala de vacinação, anexo a Secretaria Municipal de Saúde.
A estratégia busca proteger esse grupo, que é mais vulnerável ao vírus e tem mais risco de ter complicações causadas pela doença. Atualmente, 11 estados estão com surto ativo da doença. O Calendário Nacional de Vacinação oferta a proteção contra o sarampo. São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.
Vale lembrar que quem já está vacinado não precisa receber a vacina novamente. Um dos principais fatores para a volta de doenças que antes eram consideradas extintas no país é a falsa sensação de que não há necessidade de se vacinar, o que gera a queda na cobertura vacinal e aumenta o risco de recirculação do vírus.
A vacina tríplice viral garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contra-indicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.
Toda população deve se vacinar, procurando a sala de vacinação, anexo a Secretaria Municipal de Saúde, na segunda-feira, que é o dia específico de aplicação dessa vacina no município, a partir das 7:00h da manhã.
Não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para ser avaliada pelo profissional de saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ecoporanga – ASCOM-PME).