Incêndio criminoso é o que acredita a polícia militar de Meio Ambiente, sobre a ocorrência que foi atendida na noite desta segunda-feira (19), na mata que existe na área dos fundos do Colégio das Irmãs em Mantena.
O fato teve início na noite desta segunda-feira quando uma densa fumaça começou a aparecer em meio à vegetação no local. Rapidamente as autoridades policiais foram acionadas e compareceram no local, em seguida, cerca de 20 pessoas da comunidade (voluntários), estiveram também presentes para oferecer ajuda no combate aos focos dos incêndios.
De acordo com a PM, a ajuda foi bem vinda mas não foi utilizada pois os primeiros que chegaram ao local conseguiam apagar o fogo que começava a se alastrar.
O susto foi grande, até mesmo porque estamos registrando este ano em Mantena um número recorde de queimadas, e de grandes proporções. No entanto, como os focos deste incêndio foram descobertos e apagados a tempo, o pior não aconteceu.
Mesmo assim, a polícia ficou no local até por volta das 20h50’, certificando que os sinais de fogo já não existiam mais. Pela manhã, um destacamento da polícia militar de meio ambiente este novamente na área atingida pelo fogo (no alto do morro), onde puderam fotografar o cenário que leva a crer que o incêndio foi provocado, ou seja, criminoso.
Os policiais investigam o fato de que um desconhecido esteve no local, ateou fogo em algumas áreas e foi embora.
A polícia militar já fez contato com vizinhos do terreno, orientando sobre os aceiros a serem feitos, proteção de cerca, evitando que esta situação não ocorra novamente. “Os aceiros são necessários, pois minimizam os problemas que podem surgir com as queimadas”, disse o policial ambiental.
OUÇA AQUI a Entrevista do Sargento Edwalter da PM Ambiental, sobre as queimadas que vem acontecendo em Mantena neste ano de 2019.