Na manhã desta terça-feira (26), em ação conjunta com agentes do IEMA, policiais militares da 3ª Companhia Ambiental constataram uma escavação irregular na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.
No local foi apreendida uma retroescavadeira. Em outra ação foi flagrado o desmate de aproximadamente 20 hectares, realizado por três retroescavadeiras no interior da Área de Preservação Ambiental (APA) de Conceição da Barra.
Ao todo, seis pessoas foram detidas. A escavação foi feita em uma área de aproximadamente 800 metros de comprimento por três metros de largura. No local também foi verificada a retirada da vegetação ciliar nas margens do Rio Itaúnas. No local, foi apreendida uma retroescavadeira. Dois envolvidos foram encaminhados para plantão policial de Conceição da Barra.
Em conjunto com os agentes do IEMA, no período noturno, foi constatado um desmate de aproximadamente 20 hectares realizado por três retroescavadeiras no interior da Área de Preservação Ambiental (APA) de Conceição da Barra.
Quatro pessoas foram detidas em flagrante e encaminhadas para o DPJ de São Mateus, assim como as máquinas hidráulicas utilizadas no desmate foram devidamente lacradas pelos agentes do IEMA e encontram-se a disposição das autoridades competentes. Segundo o comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, as áreas de proteção ambiental são protegidas pela legislação específica e representam um importante recanto para a vida silvestre e todo ecossistema.
O oficial recomenda à população que, antes de se realizar uma obra ou serviços, consulte com antecedência os órgãos competentes para que sejam providenciadas as documentações necessárias e, dessa maneira, o serviço seja realizado em conformidade com a lei. (fonte/foto:PM).