O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do município de Mantena – MG, órgão gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Mantena MG – FMDCA, está realizando a Campanha para Doação do Imposto de Renda Pessoas Físicas 2019/2018.
Como doar?
A pessoa física obrigada a fazer a sua Declaração para Imposto de Renda poderá optar por destinar uma parte de seu imposto devido, a ser verificado na elaboração de sua Declaração (de 07 de março até 30 de abril do ano 2019). Embora o limite de dedução de pessoa física continue sendo 6%, o contribuinte que preferir destinar no momento da declaração de ajuste poderá deduzir em até 3%, limitado aos 6% totais.
Quem pode doar?
Esta doação SOMENTE pode ser efetivada caso a pessoa física apresente a declaração de forma COMPLETA (por deduções legais).
O que é o FMDCA Municipal?
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um aporte de recursos financeiros, controlado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para atender as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, como aquelas abandonadas e desabrigadas, vítimas de maus tratos ou que sofrem abuso sexual.
A pessoa física que investir:
→ Contribuirá com o desenvolvimento de projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes com vulnerabilidade social.
→ Fortalecerá programas de acompanhamento e formação continuada de adolescentes.
→ Contribuirá para reduzir fome e miséria.
→ Possibilitará a capacitação de Recursos Humanos e investimentos em projetos de pesquisa e estudo.
→ Evitará que crianças e adolescentes fiquem sujeitas a situações de abandono, desabrigo e maus tratos.
Entidades de Mantena – MG que serão beneficiadas com a sua Doação:
Instituto Nossa Senhora de Fátima
Creche Casulo Amor a Criança
Guarda Mirim de Mantena
APAE
Associação de Proteção e Assistência às Famílias-APAFA – Recanto da Esperança
No final da manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019, as 11:30 h aconteceu o lançamento desta campanha, no Salão de Júri da Comarca de Mantena MG, com a presença da Presidente do CMDCA de Mantena, Sra. Vanderlea Rodrigues Dias, do Vice-Presidente do CMDCA Sub Ten. Wender Ferreira Silva, do Promotor da Infância e da Juventude Dr. Paulo Elias Fevergnini Mendes Junior, do Juiz da Infância e da Juventude Dr. Paulo José Rezende Borges e dos Contadores da cidade Mantena: Lucas (Avant Contabilidade), Carlos Cezar (Contec Contabilidade), Adriano (Massariol & Carvalho Contabilidade), Micheline (Ary Contabilidade), Rodrigo (CONTEF Contabilidade – Eduardo)
Na oportunidade foi explicado como é efetivada a doação no Programa de Declaração de Imposto de Renda aos contadores; Esclareceu a importância e o Papel dos contadores nesta campanha, pois muitos contribuintes (pessoas físicas) os procuram neste período para realizarem o preenchimento e a entrega da Declaração. Todos os contadores presentes saíram sensibilidades e se colocaram à disposição para ajudar.
A Presidente do CMDCA, Vanderlea Rodrigues Dias esclareceu como funciona o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde os recursos arrecadados na Campanha serão enviados para as entidades para suprirem as necessidades dos atendimentos que realizam.
Dr. Paulo, Promotor da Infância da Juventude, parabenizou a iniciativa do CMDCA e disse da importância desta campanha, pois os recursos arrecadados vão ajudar inciativas de amparo a Criança e ao Adolescente em nossa cidade.
Dr. Paulo, Juiz da Infância e da Juventude, também parabenizou e disse que os recursos arrecadados farão muita diferença para que as entidades possam dar um atendimento de qualidades para as crianças e adolescentes atendidos.
Contamos com o apoio de todas as pessoas físicas obrigadas ao preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de forma Completa, que realizem suas doações, pois em vez de pagar o imposto total à União parte dele será destinado ás entidades da sua cidade! Informe com o Contador ou procure o CMDCA para outros esclarecimentos.