Sem água, São Geraldo do baixio entra em Situação de Emergência

Fonte:g1/vales- foto Ronalt Lessa/InterTV dos Vales

A prefeitura Municipal de São Geraldo do Baixio, no leste de Minas, decretou situação de emergência, função da estiagem que atinge o município há cerca de 11 meses.

Há pelo menos quatro dias a situação se agravou e o córrego São Geraldo, que abastece a cidade está seco. Os poços artesianos não dão conta de abastecer toda a população. O abastecimento dos moradores é feito exclusivamente por caminhões-pipa. Para conter os danos da falta de água, a prefeitura buscou ajuda de cidades vizinhas e autoridades.

“Para uma ação de resposta imediata, pedimos ajuda da Defesa Civil e da 8ª Região da Polícia Militar em Governador Valadares, que tem nos ajudado na medida do possível. Munícipios vizinhos disponibilizaram caminhões-pipa para nos ajudar. Resplendor, Central de Minas e Galiléia que também nos enviou água tratada.

Os produtores rurais também têm fornecido água, além do nosso caminhão que está fazendo o abastecimento da população”, declarou a coordenadora da Defesa Civil, Euzana de Fátima.

“Temos um projeto de barragem para captação de água em outro local. O solo do nosso córrego é arenoso, ele seca e os postos artesianos não abastecem a cidade toda. Como não chove há 11 meses, nosso recurso hídrico acabou”, concluiu. (fonte:g1/vales- foto Ronalt Lessa/InterTV dos Vales).

ESPAÇO EMPRESARIAL