PERIGO, Central de Minas ficou cercada pelas Chamas

A população da cidade de Central de Minas, bem como das imediações ficou temerosa nesta terça-feira (25), quando um incêndio de grandes proporções (que pode ter sido criminoso), começou a consumir a vegetação seca, ameaçando chegar bem próximo de residências e até mesmo de um Posto de combustíveis na cidade.

Segundo informações, um dos focos do incêndio começou por volta da 15 horas, em uma área de vegetação próximo do Posto de Combustíveis e outro iniciou à noite, próximo das 20 horas, e consumiu uma área enorme, as chamas altas eram percebidas ao redor da cidade.

A zona rural também ficou bastante ameaçada, com a moradia de vários produtores rurais cercada pelas chamas. Para conter o fogo, ou pelo menos tentar evitar o pior, voluntários, entre eles o vereador Kuquinha Hofman, se reuniram e formaram uma equipe que com o apoio do Carro Pipa da prefeitura, tiveram êxito em conter o fogo que se aproximava do posto de combustíveis bem como das casas na zona rural.

O dia foi tenso, nervoso e preocupante, pois conter o fogo não é tarefa fácil, no entanto, como o vereador confirmou junto à redação do portalmantena, eles seguiram algumas instruções do Corpo de Bombeiros, em Governador Valadares que foi acionada para acompanhar a ocorrência.

Os policiais bombeiros estiveram na região no dia anterior monitorando um outro incêndio na Mata dos Macacos. Os Bombeiros foram acionados novamente, porém como o fogo foi controlado ao redor das casas na zona rural, técnicos do corpo de bombeiros devem vistoriar o município nesta manhã de quarta-feira para monitorar se o incêndio foi totalmente apagado, ou se tem vestígios que pode fazer retornar a queimada.

A cidade de Central de Minas recebeu muita fumaça, e muitos moradores temiam que o fogo se aproximasse trazendo prejuízos e até risco para os centralenses, porém isso não aconteceu e felizmente o fogo foi parcialmente controlado durante a noite.

Segundo informações, ainda existem focos de incêndio, e o estrago pode ter atingido outros municípios como Mendes Pimentel e Itabirinha, consumindo uma grande área de vegetação como matas na região.

O prejuízo para a fauna e flora é incalculável, pois não se sabe ainda o tamanho da área queimada. É o homem acabando com sua moradia e colocando a vida dos seres vivos, e até dele mesmo em risco.

O vereador Kuquinha, que esteve o tempo todo envolvido nesta ocorrência (até certo ponto perigosa), aproveitou a oportunidade da nossa entrevista para agradecer os amigos que ajudaram nesta tarefa, “Meus amigos que sempre me ajudam em tudo, são pessoas que agradeço a Deus por ter, pois em tudo que faço tenho amigos de verdade. E são funcionários também, secretário de obras também deu suporte, e o prefeito da carta branca para a gente agir em uma situação dessas”, disse o vereador.

Em uma ocorrência como está é que percebemos o quanto é importante que um município tenha um mínimo de estrutura, principalmente em situações de risco, pois se não fosse o suporte de um  Carro Pipa, a situação poderia ter se tornado mais séria.

ESPAÇO EMPRESARIAL