Em mais uma realização da nova gestão do SAAE com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, teve início o “Projeto de Tratamento do Esgoto Rural”, que utilizará a implantação das “Fossas Sépticas Econômicas”.
Esta importante iniciativa é inédita na região e visa resgatar a dignidade e a qualidade de vida do homem do campo, uma vez que este benefício vem complementar a necessidade fundamental de combate à muitas doenças, verminoses e endemias que são provocadas pela ausência de um destino correto para o esgoto.
Além disso, este trabalho visa despoluir as águas que abastecem as barragens que coletam água para abastecer a população de Mantena, pois está sendo implementado nesta primeira fase, nas propriedades rurais situadas nas cabeceiras, ou seja, região que é responsável por fornecer água para a captação e tratamento pelo SAAE.
Devido ao alto custo das fossas de alvenaria, uma opção econômica e também viável está sendo adotada neste projeto que é a instalação dos tambores de plástico e as tubulações, projeto já desenvolvido e aprovado em outras regiões do país.
O sistema de tratamento visa lançar apenas o esgoto dos sanitários para dentro das Fossas, isso possibilita que as bactérias realizem o trabalho de limpeza, fazendo retornar para o meio ambiente um resíduo 87% limpo, evitando assim a contaminação dos lençóis freáticos, dos córregos, nascentes e mananciais.
Em Mantena a instalação das Fossas Sépticas Econômicas iniciou há 18 dias em propriedades rurais situadas no Córrego da Alegria. Ao todo já foram instaladas 20 fossas, e a população atendida está agradecida pelo benefício que chegou, proporcionando assim mais saúde e qualidade de vida.
Segundo informações a próxima comunidade a ser atendida serão as famílias no córrego do Rochedo.
O diretor do SAAE, Sr. Paulo Abílio vem acompanhando de perto a execução do projeto bem como sua equipe que vem dando todo suporte, todos na expectativa de ver este projeto alcançando seus objetivos em curto espaço de tempo.