O governo japonês convocou nesta quarta-feira (29) vários grandes grupos, incluindo as gigantes Boeing e Airbus, para discutir o desenvolvimento de carros voadores.
No entanto, os projetos apresentados nesta reunião por iniciativa do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão mostram que este sonho não é algo de hoje para amanhã. A iniciativa japonesa, que ainda é um pouco vaga, tem como objetivo definir um roteiro antes do final deste ano.
Os potenciais participantes do projeto vêm da indústria da aviação (Airbus, Boeing, ANA e Japan Airlines), automotiva (Uber,Subaru) e tecnológica, como NEC.
Os carros voadores “poderiam resolver problemas de transporte em regiões isoladas ou montanhosas, ou no âmbito de operações de resgate em caso de desastre”, disse Shinji Tokumasu, funcionário do METI. “Organizamos essa reunião pública e privada para fazer prosperar uma nova indústria e que seja lucrativa”, disse ele.
Entre os projetos apresentados nesta quarta-feira, a empresa Cartivator está preparando um voo de teste de seu veículo futurista pilotado “SkyDrive”, para 2019.
Um dos objetivos desse grupo de jovens engenheiros, apoiados financeiramente pela construtora Toyota, é conseguir (com um desses dispositivos) acender a chama dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E, no longo prazo, eles aspiram a construir seu veículo em série em 2027. (fonte:g1/foto: Foto: Denis Balibouse/Reuters).
ESPAÇO EMPRESARIAL