Casos de Malária tem redução considerável em Vila Pavão

Fonte/foto:prefeituraVilaPavão

O número de casos de malária em Vila Pavão, felizmente está tendo uma redução considerável. De acordo os boletins de segunda-feira (13) e terça-feira (14), divulgados pela secretária de Estado da Saúde (SESA), foram diagnosticados no município mais 4 casos da doença, enquanto que, no período de 5 a 9 de agosto, os números saltaram de 43 para 90 casos.

Segundo os sanitaristas que atuam na cidade, essa redução está ocorrendo em decorrência do cerco montado para combater a doença que fez com que a maioria dos casos suspeitos fosse diagnosticada semana passada. 

Até agora são 123 casos confirmados no estado: 97 em Vila Pavão e 26 em Barra de São Francisco. Segundo a secretaria municipal de Saúde, no último fim de semana foram examinadas mais de 100 laminas e apenas duas apresentaram o protozoário, entretanto, a redução não significa que a doença está totalmente controlada. 

“A malária está controlada momentaneamente, e não podemos prever se os casos vão continuar diminuindo, ou se, lá pela semana que vem teremos um novo pico. Isso por que, a doença tem um período de incubação de 14 dias, ou seja, muitas pessoas que foram picadas na semana passada só irão apresentar os sintomas a partir da semana que vem”, explicou o enfermeiro Wendrio Januth, da secretaria municipal de Saúde.

A maioria dos casos está concentrada na região de divisa entre os municípios de Vila Pavão e Barra de São Francisco.

Borrifação domiciliar, fumacê, exames de diagnósticos e atividade de orientação e prevenção ao mosquito transmissor da doença, além da capacitação aos profissionais em saúde da região são algumas das ações postas em prática pelos profissionais da rede de saúde para conter o surto da doença.

ESPAÇO EMPRESARIAL