Na tarde da última sexta-feira dia 10 de agosto, o céu cinzento chamou atenção dos mantenenses para mais uma queimada criminosa que estava acontecendo na cidade. parte da cidade estava sendo atingida por uma cortina de fumaça que vinha de uma pastagem que estava em chamas às margens da estrada de terra que liga a sede Mantena ao povoado do Nazário.
Bem próximo da serra do antigo lixão, do lado direito da estrada, a vegetação da encosta já havia sido consumida pelo foto, restando apenas cinzas.
Mais acima, as chamas seguia queimando cercas e atingindo inclusive parte da pastagem (já em outra propriedade rural), terreno este que ainda estava servindo de alimento para o gado.
O proprietário rural estava preocupado com os prejuízos e juntamente com seu vaqueiro buscava formas de apagar o fogo, mas a situação estava complicada pelo vento forte e o clima seco, aumentando o grau de dificuldade para pagar o incêndio.
Lamentavelmente a temporada das queimadas chega em 2018 fazendo mais estragos do que em anos anteriores, e o resultado de toda esta devastação será com certeza sentido no empobrecimento do solo e consequentemente aumentando as erosões na região.