O prazo para os produtores rurais declararem a vacinação do rebanho contra a febre aftosa termina nesta segunda-feira (25). Os donos dos animais que não estiverem em dia com a vacina podem ser multados.
A primeira etapa anual de imunização, que abrangeu 23,6 milhões de animais em Minas Gerais, terminou em junho, depois de uma prorrogação da campanha por causa da greve dos caminhoneiros.
Atualmente, os produtores precisam comprovar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que os animais estão protegidos. Quem não fizer está sujeito a multa proporcional ao número de cabeças que possui.
O estado tem, no total, cerca de 389 mil produtores rurais. O produtor rural tem até dez dias depois de encerrada a campanha para declarar a vacinação. A declaração é uma comunicação da imunização ao IMA.
Caso não faça a declaração no prazo, é considerado que o produtor rural não fez a vacinação. Os produtores devem fazer a declaração pela internet, pelo site do IMA. O produtor que possui até 150 animais tem a opção também de declarar a imunização presencialmente em uma unidade do órgão.
O proprietário de mais de 150 cabeças somente poderá declarar pela internet. O produtor rural entra no site do IMA e acessa o link da vacinação.
De posse da nota fiscal de compra da vacina, ele deve informar esse número e fazer a atualização do rebanho: quantos animais nasceram, quantos morreram e quantos foram vacinados. (fonte:g1).
ESPAÇO EMPRESARIAL