Produtores de café de 15 municípios da microrregião de Caratinga, localizados no Leste de Minas, estão esperançosos para um recorde na produção da safra de café em 2018.
A expectativa dos produtores da região, um dos polos de produção estadual, é de que neste ano 45 mil toneladas de café sejam colhidas, após três anos de pequenas safras.
O montante representa cerca de R$ 300 milhões de arrecadação e a geração de novos postos de trabalho temporários na agricultura.
“Este é um ano em que a bianuidade do café, uma planta que vai produzir muito em um ano e menos no ano seguinte, no Brasil é positiva. Então, daí tem uma lavoura maior.Outro ponto positivo, é que o verão anterior a este foi com um regime de chuva um pouco melhor que nos anos anteriores, que deram um círculo de seca muito grande. Então a lavoura já começou a responder aos tratos culturais, as adubações, então veio uma florada muito boa. Agregou o lado da bianuidade, então a gente vai ter uma produtividade por hectare alta”, afirma o produtor de café Mauro Grossi.
De acordo com o Companhia Nacional de Abastecimento (Conabe), a produção brasileira na safra de 2018 deve ser de 58 milhões de sacas, 30% a mais que no ano passado. (fonte:g1/vales).