Uma carreta que transporta carga especial, e que estava parada há mais de um mês esperando liberação para passar pela BR-259, foi autorizada para seguir viagem nesta terça-feira (20 de março).
Ela ficou parada por causa da interdição no trecho da rodovia federal entre Colatina e Baixo Guandu, onde aconteceu um deslizamento de rochas em fevereiro.
A carga transportada é uma panela de aço usada na indústria metalúrgica e usada para derreter ferro. Tem cinco metros de altura, mais de cinco de largura e 97 toneladas.
Para transportá-la, é necessária uma autorização especial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A carreta saiu da cidade de Timóteo, em Minas Gerais, com destino à Serra, na Grande Vitória. Estava parada em Baixo Guandu desde o dia 9 de fevereiro.
O percurso é previamente definido, e até a velocidade da carreta é controlada. Neste caso, o único caminho pelo qual o veículo está autorizado a passar é a BR-259 e depois a BR-101.
O veículo recomeçou a viagem no início da tarde desta terça-feira (20) e a previsão é de que chegue no destino final em dois dias. Isso por causa da velocidade controlada, em torno dos 40 km/h.(fonte/fogo:g1/ES).