Minas Gerais adotou medidas de reforço e monitoramento de suas divisas desde o último sábado (17 de fevereiro) para impedir uma eventual migração para o estado de criminosos vindos do Rio de Janeiro, que está sob intervenção federal.
Após se reunir com o governador Fernando Pimentel (PT) nesta segunda-feira (19), o comandante-geral da Polícia Militar mineira, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, afirmou que as forças de segurança dispõe de um plano para conter eventuais reflexos da crise na segurança no Rio.
“Não permitiremos a migração da criminalidade para cá. Daremos a resposta com a força legal e necessária”, afirmou Figueiró.
O coronel disse que a PM adotou cuidados principalmente nas regiões de divisa com o Rio. Pimentel tratou do assunto com o comando das polícias ainda no sábado, assim que foi anunciado pelo presidente Michel Temer (MDB) o decreto de intervenção no Rio.
De acordo com ele, o reforço está sendo feito com as próprias tropas regionais. Figueiró disse que só vai haver deslocamento de efetivo de Belo Horizonte para os locais se houver algum fato que indique mudança na criminalidade das cidades da divisa. (Fonte:EM).