Com uma semana de chuvas sem parar sobre Mantena, o findar do mês de Janeiro e o início do mês de fevereiro foi atípico neste início de 2018. Com uma trégua na chuva nesta quarta-feira dia 07, podemos contabilizar e concluir qual foi o volume de chuva sobre a cidade nestes últimos 7 dias.
De acordo com o que foi registrado pela estação meteorológica instalada na ETA/SAAE, desde a última quarta-feira dia 31 de Janeiro, até esta terça-feira dia 06, foram 225,4 milímetros sobre o centro da cidade (onde está instalada a estação meteorológica), pois existem variáveis de local para local.
Todo este volume representa que mais de 225 litros por metro quadrado caíram sobre esta região em 7 dias.
O resultado foram deslizamentos de terra, deslizamentos de rochas, estradas danificadas, muro que desabou entre outros danos estruturais em ruas e vias, isso sem contar com redes de esgotos entupidas, casas com paredes encharcadas entre outros danos menores.
Para esta época do ano, o volume de chuva foi realmente atípico uma vez que os mantenenses já estão acostumados com chuvas fortes e volumosas nos meses de dezembro e Janeiro, e não em fevereiro.
Por outro lado, a oferta de água para os próximos meses deverá ser maior pois a chuva que caiu veio em sua maior parte mansa e que penetra na terra, recuperando assim os lençóis freáticos e reservatórios que abastecem a cidade.