Algumas cidades do Vale do Aço divulgaram os resultados do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) referente ao mês de janeiro de 2018. Em três das principais cidades da região – Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo- os dados são preocupantes, já que em todas elas, os índices de infestação do mosquito são maiores do que é recomendado pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%.
Em Ipatinga, o resultado divulgado na noite dessa sexta-feira (26) apontou 5,2%, sendo que em outubro, o índice era de 1,5%. Com o resultado atual, a possibilidade de surto das doenças são ainda maiores. Só esse ano na cidade foram registrados 27 notificações de dengue e nove de chikungunya.
Os bairros mais infestados são Bom jardim, Ferroviários, Horto, Industrial e Usipa, onde a infestação chega a 12,5%, e os principais locais de infestação são as próprias residências.
Nas últimas quatro semanas foram registrados 192 notificações, sendo 112 suspeitos de dengue e 80 suspeitos para chikungunya. Isso deixa Timóteo em situação de alerta segundo os dados do Ministério da Saúde.(Fonte:g1)