APAM recebe apoio para continuar seu projeto de preservação em Mantena

Na última semana uma importante reunião aconteceu em Mantena na sala da diretoria do SAAE, onde o assunto foi o apoio e parcerias que passam a ajudar a APAM – Associação de Proteção Ambiental de Mantena no sentido da conclusão de um belo e grandioso projeto para o cercamento de 25 nascentes bem como da recomposição de matas ciliares e áreas degradadas no município de Mantena.

O Projeto que foi contemplado com o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil, segue agora em outra fase, onde efetivamente as nascentes serão cercadas.

A reunião que teve como articulador o atual presidente da APAM o conhecido Gilmar do IBGE, culminou no fortalecimento das parcerias envolvendo o SAAE, Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus e voluntários. Esta segunda reunião realizada este ano, fortalece ainda mais o objetivo comum de preservar o nosso meio ambiente, principalmente as nascentes (ofertando assim água), e as matas, preservando nossa terra boa.

Ao final desta segunda reunião decisões importantes foram tomadas e o apoio provocará a realização e conclusão do projeto. O SAAE sempre foi parceiro e continuará sendo, ofertando mão de obra, o mesmo acontecendo com a secretaria de agricultura.

A polícia de Meio Ambiente será de extrema importância não só nas fiscalizações como também no trabalho educativo junto à comunidade. O vereador Paulo Mariano, que também é voluntário e participou de uma das reuniões fez questão de entregar em mãos a doação de dois equipamentos, uma furadeira e uma moto serra novinhos, máquinas que serão utilizadas tanto na preparação de cercas como na logística realizada no dia a dia da APAM, a primeira ONG ambiental da região, completando 13 anos em Mantena.

Começam agora as atividades de campo, já para esta semana o início efetivo do cercamento de nascentes e o plantio de mudas em propriedade rural que servirá de modelo, situada no córrego do Turvo, próximo da barragem de captação de água bruta do SAAE.

Os desafios são grandes, no entanto, mantenenses que gostam de prestar serviço voluntário principalmente quando o assunto é meio ambiente, procurem a APAM, ajude seja um parceiro, o planeta agradece, e estamos aqui para servir e cuidar da nossa casa.