Um alerta tem sido feito em Mantena já há algum tempo para que os proprietários de lotes vagos estejam sempre dando manutenção adequada em suas propriedades. Trata-se de uma ação importante desde que surgiu no país e até mesmo em Mantena o temível mosquito transmissor da dengue, que por algumas vezes assustou a comunidade com epidemias.
A limpeza dos lotes é importante por vários motivos, proporciona saúde, segurança e prevenção contra a hospedagem de animais, e entre eles os peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras.
Esta semana um destes fatos foi registrado na rua Eugênia Mol no bairro Vila Nova, próximo ao estádio municipal quando moradores da região começaram a encontrar cobras, e de uma espécie muito agressiva, a Jararaca.
Foi então que uma denúncia foi feita à secretaria municipal de saúde, e agentes da equipe de Endemias foram até o local. Quando ali chegaram os moradores já haviam encontrado 7 jararacas que provavelmente ainda em idade jovem, acabara de sair do ninho.
As cobras estavam em um lote vago, onde o mato cresceu e abrigou os animais. Segundo informações ao todo foram encontradas 9 cobras, que por estarem em uma área residencial representavam perigo real para moradores, pedestres e principalmente crianças que passam pela via.
Aproveitando a oportunidade, os agentes da equipe de Endemias fizeram uma vistoria mais detalhada no local e em outras áreas da região orientando os proprietários para que fiquem atentos e façam a manutenção adequada.
Um pedido também é feito a toda comunidade mantenense, “Façam a prevenção de seus lotes vagos mantendo-os capinados, bem cuidados e se possível cercados, além de proporcionar segurança para si mesmo, a população agradece”, foi o recado de um dos agentes.
Estamos entrando em uma época chuvosa, onde o mato cresce rápido abrigando perigos que podem afetar diretamente toda comunidade.