No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.
Em Mantena, a comemoração deste dia se deu na manhã desta segunda-feira, com uma passeata realizada no centro da cidade.
O evento teve início por volta das 8 horas da manhã da rua Santa Luzia, onde os alunos do Programa Vida Ativa, se reuniram para o início da caminhada.
Escoltados pela polícia militar e na companhia de crianças (alunos da Escola Antônio Carlos), um percurso foi feito passando por um trecho da rua Benedito Valadares, Prefeito Anastácio e Avenida José Mol, até a praça Fernandes Filhos.
Neste trajeto o grupo Vida Ativa era aplaudido e festejava a conquista desta data tão importante que marcou a implementação de direitos. Foram momentos de homenagens, mensagens passadas à comunidade e uma interação com este desafio que viver com saúde, encarar o envelhecimento que é um fenômeno normal.
Aliás, o envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.