A cidade capixaba de Colatina, volta a sofrer com a pouca água que chega ao Rio Doce, responsável pelo abastecimento da população.
O nível do rio chegou a abaixo de zero e, por isso, a prefeitura do município enviou ao governo do estado um pedido de decreto de emergência. Neste período, o normal seria o rio chegar à cerca de um metro.
“Isso é necessário. Outros municípios também já fizeram esse pedido e acredito que o governo vá reconhecer”, declarou o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli. A água que chega à casa de mais de 100 mil pessoas é retirada do Rio Doce.
Em novembro de 2015, o abastecimento foi interrompido por cinco dias, por causa da lama de rejeitos de minério que chegou ao rio. Agora, é a seca que pode suspender a captação, e não está descartada a possibilidade de ter racionamento no município.
“Se continuar essa situação por mais tempo, nós já estamos captando água através de retroescavadeira, fazendo buraco dentro do rio, removendo as areias. Se continuar dessa forma, como já está acontecendo em outros municípios, nós teremos que tomar essa providência”, falou o prefeito.(fonte:tvgazeta)