No último sábado dia 09 de setembro, os mantenenses registraram mais uma daquelas queimadas que além de agredir o meio ambiente, provocam e provocarão um enorme transtorno para os mantenenses nos próximos dias.
Primeiro que, desde que uma área de pastagem, (situada na área central da cidade) no morro logo atrás da Primeira Igreja Batista, foi atingida pelo fogo, moradores das imediações não conseguem mais deixar suas casas limpas, é cinza pra todo lado.
Além disso, como estamos prestes a entrar na estação da primavera e logo em seguida inicia a temporada de chuvas, imaginem o que acontecerá com toda esta terra que descerá desta encosta, que estará desprotegida de vegetação.
São enormes transtornos que o município estará enfrentando, isto é, trazendo problemas não apenas para os moradores mas também para a limpeza pública municipal e a secretaria de obras pois já é de conhecimento de todos o que acontece nas vias logo abaixo a este morro, a lama e o barro descem em grandes quantidades, são caminhões e mais caminhões de terra retirados, e a cidade fica realmente suja.
Um problema que entra ano e sai ano, e sempre acontece, e pelo jeito não existe plano ou projeto algum para transformar esta área em pelo menos um local protegido, reflorestado ou que tenha um controle maior das autoridades.
Enquanto isso, a cidade irá sempre sofrer com as consequências de ações principalmente que agridem o meio ambiente.