Na manhã desta terça-feira (29), com apoio dos policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), do 4° e 13° Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a “Operação Varredura” nos municípios de São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Vila Velha. O objetivo foi apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência, dentre outros.
A operação conjunta foi deflagrada pelo MPES, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus.
A ação contou com a participação de cinco promotores de Justiça e de 28 policiais militares. Segundo o assessor Militar do MPES, tenente-coronel Celso Luiz Ferrari, foram cumpridos 12 mandados de buscas e apreensões e três de conduções coercitivas, deferidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de São Mateus.
Destacou ainda que todas as investigações foram realizadas pelos policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.