16 de Agosto
NÃO FAÇA DA SUA VIDA UMA JOGADA DE MARKETING!
Uma história, incrível, chamou a atenção do Brasil inteiro nos últimos dias! Trata-se do, misterioso, sumiço e não menos intrigante reaparecimento de um jovem estudante de 25 anos, do curso de Psicologia no Acre, chamado Bruno Borges.
Há cerca de 5 meses ele sumiu e seu quarto foi encontrado cheio de inscrições nas paredes e alguns livros codificados, que também estavam no local.
Muitos mistérios ainda rondam o caso, mas a Polícia que investiga o sumiço do referido rapaz, afirma, categoricamente, que tudo não passou de um plano de marketing arquitetado pelo próprio estudante e mais dois amigos, que seriam, supostamente, cúmplices. Afinal, e-mails e contratos assinados, inclusive no dia do desaparecimento de Bruno, indicam a divisão de lucros previstos com a edição e venda dos livros que foram encontrados no quarto dele.
Foram encontrados 14 livros, dos quais, 1 já foi publicado com o título “TAC – TEORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO” com 191 páginas. E no mês de julho do corrente ano, ficou, durante a semana dos dias 24 e 30, entre os mais vendidos na lista de “NÃO FICÇÃO”, segundo o ranking do site especializado publishNews.
Toda essa história me faz pensar que, via de regra, estamos construindo cada vez mais pessoas com severas necessidades afetivas. Pessoas carentes e que têm se utilizado do dispositivo da chantagem emocional.
Isto é, pessoas que se apoiam cada vez mais na necessidade de chamar atenção, tamanha a sua carência emocional. Pensando nisso, resolvi apelar para o seu coração através desta pastoral: NÃO FAÇA DA SUA VIDA UMA JOGADA DE MARKETING! Para tanto, alguns cuidados são necessários. Ei-los:
1) Não se dê mais importância do que realmente tem;
2) Não se dê menos importância do que realmente tem;
3) Cuidado para não perder o limite do bom senso nas relações interpessoais;
4) Pare de gerar preocupações sem sentido, pois até mesmo as pessoas que te amam, têm mais o que fazer;
5) Não viva na base da teoria da conspiração como se o mundo estivesse trabalhando para puxar seu tapete. Há pessoas que realmente estão do seu lado;
6) Não use as pessoas como justificativa para seus erros e desatinos. Lembre-se de que cada um é responsável pelo que faz da vida;
7) Não se isole sob o pretexto de se defender emocionalmente. O isolamento indica que você precisa de ajuda, portanto, precisa estar do lado de pessoas que possam dividir suas cargas;
8) Trate, seriamente, suas frustrações. Problemas mal resolvidos pesam a alma e abatem o semblante;
9) Viva por propósitos e não por projetos. Os projetos são o meio e os propósitos são o objetivo. Quem só vive por projetos vive ocupado demais, mas nunca consegue sair do lugar;
10) Não procure o caminho mais fácil, mas o melhor caminho, ainda que isso custe muito;
11) Lembre-se de que uma vida sem sentido é a pior configuração que alguém pode assumir em sua história. Por isso, entregue sua vida nas mãos de Jesus, pois Ele que é o CAMINHO, e será a única pessoa capaz de dar sentido à sua história.
Pois bem, embora a história de Bruno pareça assustadora, a verdade é que, guardadas as devidas proporções, ela é muito mais comum do que podemos imaginar. O fato é que há muita gente fazendo de sua vida uma jogada de marketing. Faça uma autoanálise e perceba se há em você algum traço que precisa ser tratado como indicado acima.
O marketing cuida da propaganda, mas não cuida da essência. Pense nisso e seja feliz, de verdade!
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.