Já está sendo cobrado desde a última sexta-feira dia 30 de Junho, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2017 para veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0. O prazo terminou no dia 31 de maio para a cobrança de veículos das outras placas. O motorista que for flagrado sem a documentação em dia comete infração gravíssima e deve pagar multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira.
O carro também pode ser removido. Do total de 1.796 milhão de automóveis em Minas Gerais, ainda há 419.735 sem licenciamento. Segundo as normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo é considerado licenciado após a quitação dos débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório, Licenciamento e multas.
Quem está em atraso com os tributos ainda pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas. Para impressão da segunda via do boleto de multa, o cidadão poderá acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG).
O CRLV será enviado pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Havendo débito e/ou irregularidade cadastral, o CRLV 2017 não será emitido e o proprietário será informado, desde que o endereço esteja atualizado no sistema do Detran-MG.