O prazo para o alistamento militar termina nesta sexta-feira.

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) para se inscrever até sexta-feira (30). Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Em Mantena a região é dispensada do serviço militar, no entanto o alistamento é obrigatório. A junta do serviço militar na cidade está instalada em uma sala no prédio do terminal rodoviário.

O jovem que for se alistar deve levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3 x 4, além de pagar uma taxa que é expedida pela junta e paga apenas nas agências dos correios.

Segundo informações obtidas na Junta em Mantena, o prazo de alistamento segue mesmo após o dia 30 de Junho, no entanto a taça a ser paga é acrescida de multa, gerando um outro valor.

Além das juntas militares, o alistamento em algumas cidades do país também pode ser feito pela internet.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o rapaz fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.